quinta-feira, 29 de maio de 2014

A perda de um grande Homem do Budo

Hoje foi o funeral de um homem extraordinário. Sensei Robbie Smith.

Sensei Robbie Smith era sem duvida uma pessoa extraordinária e um dos melhores artistas marciais do mundo. 
Lamentavelmente os céus do Budo perderam uma estrela brilhante e o mundo está mais pobre sem a sua presença.



Sensei Robert Smith era uma pessoa de extrema humildade e gentileza. Enorme coragem e valor. Sentido de Justiça e honra. Lealdade e humildade a toda a prova. Alguém que fazia aparecer o melhor em todos os que com ele interagiam. Um sorriso fácil e um sentido de humor que nunca era ofensivo. 

Apesar dos seus grandes feitos e conquistas no mundo das artes marciais e em especial na Wado-Kai, permaneceu sempre como um aluno curioso e apaixonado pela pratica de Karate e outras artes marciais. 
Era 7ºDan da JKF Wado-Kai e o único instrutor ocidental a quem a Wado-Kai atribuiu uma licença de instrutor de 1ºKyu. Foi aluno e treinou com vários membros importantes da Wado-Kai como Sensei Ohgami, Sensei Harakawa and Hakoishi, mas ultimamente a sua relação mais estreita era com mestre Takagi que regularmente convidava para ensinar na Nova Zelendia. 

Na Nova Zelandia, que era a sua terra, era imensamente estimado não apenas pelos seus alunos e pelos membros da Wado-Kai que liderava, mas também pelas representações de todos os outros estilos de Karate e artes marciais.

A sua carreira desportiva foi pontuada por muitos sucessos. A sua carreira como arbitro de karate também, sendo considerado como um dos melhores do mundo pela federação mundial de karate que regularmente o requisitava para arbitrar em eventos mundiais de karate competitivo.

Alem disso também dirigia um grupo incrível de artistas marciais no seu dojo de Shindo Yoshin Ryu o Yoshin Wadokan Dojo
Sensei Smith tornou Treadgill Sensei numa presença regular em Hamilton na Nova Zelandia. Os comentários do Kaicho apenas tinham louvores, não apenas para as suas capacidades técnicas e grande desenvolvimento dentro do corriculum da TSYR,  mas também para as suas enormes capacidades de ensino e transmissão de conhecimento. Sensei Robbie Smith consegui desenvolver o seu dojo e torna-lo num dos mais fortes dentro da Shindo Yoshin ryu.

Foi com grande pesar que tomamos conhecimento do seu falecimento no dia 22 de Maio de 2014. 

A Wado Bushikai, O Institudo de Artes Marciais Bushikai, O Grupo Portugues de Takamura Ha Shindo Yoshin Ryu ( Meibinkan Dojo e ShokushinKan Dojo) todos os seus membros, alunos e Instrutores apresentam formalmente as suas sentidas condolências.
É claro que as nossas preces vão especialmente para a sua Familia, alunos e amigos que sem duvida estão devastados com esta enorme perda. 

Os Instrutores Artur Pinto e Marco Pinto eram amigos próximos de Smith Sensei e sentiram enormemente este infortúnio. Para alem das convergências técnicas que tinham, partilhavam uma forma de ver o mundo e as artes marciais muito semelhante e desenvolveram uma amizade próxima e uma cumplicidade também pelo facto de todos serem praticantes e instrutores de Shindo Yoshin Ryu

Sensei Robbie Smith treinando Wado com Marco Pinto e Artur Pinto no Hombu Dojo da Takamura Ha Shindo Yoshin Ryu no Colorado. Ano de 2010.

Uma vida dedicada à prática e ensino de artes marciais.
Um caminho de budo interrompido inesperadamente.
Será, sem duvida sentida, a sua falta! 

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Seminário Tecnico e Torneio em Amiais

No passado dia 19/05/2012 numa operação conjunta entre a Wado Bushikai e a AKWK realizou-se em Amiais de Cima o Torneio Jovem de 2012.

Durante a manhã houve um seminário técnico onde alunos de ambas as organizações participaram e tiveram a oportunidade de treinar em conjunto. O Seminário foi dirigido pelos instrutores da Wado Bushikai e AKWK e abordou em especial o trabalho de Kihon.

No final do Seminário o Clube de Amiais de Cima organizou um almoço convívio entre todos os participantes e famílias. Alguns voltaram a ver velhos amigos e antigos professores e colegas. Outros travaram novas amizades.

Após o Almoço foram realizados os exames de Kyu da Wado Bushikai. A maioria foi aprovada. No entanto alguns não conseguiram atingir o objectivo da aprovação para o nível seguinte. As suas técnicas precisam ainda de maior amadurecimento e um pouco mais de espírito. No entanto nada que não seja superável  que os alunos que não conseguiram aprovação não estejam dispostos a fazer.

Durante a tarde teve lugar o torneio que foi realizado dentro de um molde diferente do normalmente utilizado nas competições de Karate. O objectivo era permitir que todos os participantes fizessem o maior numero de combates possíveis e também que a componente técnica não fosse negligenciada.

Desta forma o formato encontrado teve em conta uma parte de competição em Kata e outra em Kumite tendo os participantes sido classificados através de uma ponderação de ambas as vertentes.
Pensamos que tenha sido um modelo de sucesso e que foi do agrado da maioria dos participantes e treinadores. A repetir num futuro próximo.

A Wado Bushikai conseguiu algumas boas classificações de onde se destaca o primeiro Lugar de Filipe Berjano do Dojo de Queijas no Wado Bushikai no escalão dos 14 aos 16 anos e de André Menezes com um 4º Lugar também no mesmo escalão.

O Segundo Lugar de José Alvino do Dojo da Associação Académica da Amadora no escalão de menos de 8 anos também foi uma surpresa visto ser a primeira participação num torneio.

Também o Fabio do Dojo da Associação de trabalhadores Livres da Barrosa teve uma belíssima prestação no escalão dos 14 aos 16 anos onde se classificou em sexto lugar mas com excelente espírito combativo.

A todos os nossos parabéns e votos par que continuem a treinar forte.


Seminário Tecnico da Wado Bushikai e Graduações de Junho de 2014

No Próximo dia 28 de Junho de 2014 terá lugar mais um Seminário Técnico da Wado Bushikai.

O Seminário terá lugar nas instalações da Academia-AJA na Amadora e contará no final com uma sessão ordinária de exames de graduação. Todos os interessados devem contactar um dos seus instrutores para obter mais informações ou directamente com a Wado Bushikai através do email: wado.bushikai@gmail.com