sexta-feira, 8 de abril de 2011

Animais

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."


( Arthur Schopenhauer )

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Seminário de Wado e Shindo Yoshin Ryu em Berlin

Artur Pinto e Marco Pinto estiveram presentes mais uma vez no seminário de Berlin orientado pelo Sensei Nash e pelo Sensei Threadgill.
Este ano as participações foram ainda mais do que nos anos passados e temos a sensação de que este seminário se está a tornar "iconic". Acho que para o ano devem ter de começar a ter entradas limitadas pois o numer de participantes a desejarem compreender as ligações entre a Shindo Yoshin Ryu e a Wado-ryu é brutal. Estiveram com certeza mais de 200 pessoas no seminário...
Todos sabemos que o Sensei Ohtsuka estudou profundamente esta escola, tendo obtido um Menkyo kaiden na mesma antes de criar a Wado-Ryu. Assim ter a oportunidade de analisar estas duas artes pode ajudar a melhor coompreender o que se faz em Wado-ryu e porque se faz.
É um estudo extremamente interessante que se afasta da vertente desportiva do karate e aproxima o que fazemos na wado das artes marciais tradicionais.
A wado-ryu tem muitas tecnicas e formas que são bastante peculiares no mundo do Karate e que nos tornam efectivamente diferentes dos outros estilos. Isto devido à nossa herança de jujutsu.
Foram apresentados diversos trabalhos de Wado-Ryu e de Shindo Yoshin Ryu e depois estudado que ligações existem entre ambas. De onde surgem algumas tecnicas existentes na Wado que embora diferentes da Shindo Yoshin Ryu podemos verificar que é possivél que tenham uma base comum.
Todas estas coisas são do conhecimento geral da maioria, mas ter a oportunidade de efectivamente ver estas duas artes lado a lado é realmente um previlégio.
Pensamos que por isso este seminário continua a aumentar o seu sucesso.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Rosas e espinhos

"O homem de espírito nobre rega as flores para outros e para si reserva os espinhos. "


( Nicolas Boileau )