segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Seminario tecnico internacional com Sensei Wataru Shibata

Santarém a 27 de Novembro de 2010 foi palco para mais um Seminário técnico Internacional com Sensei Wataru Shibata.


Este estagio da Wado-Kai dirigido por Sensei Wataru Shibata, 7ºDan Wado-Kai foi realizado em Santarém numa organização conjunta da Wado Bushikai e da A.K.W.K.

Ambas as organizações são branch oficial da JKF Wado-kai e como tal decidiram unir esforços na realização deste evento. Uma iniciativa louvada por Sensei Nash que entende que Portugal deve criar estruturas nacionais para que os branch existentes possam desenvolver as suas actividades de forma mais eficiente a apoiando-se todos mutuamente.

Alem da presença dos membros da Wado Bushikai, aos quais agradecemos toda a sua dedicação e empenho constantes, estiveram presentes também os graduados e alunos da AkWk. A eles também o nosso muito obrigado pela sua ajuda e participação, em especial ao Sensei Luis Santos que cedeu o seu Dojo para a realização de vários treinos..

Como sempre os alunos da Wado Bushikai estiveram presentes e deram o seu melhor. Muito embora a sua participação beneficie principalmente os mesmo, nunca é demais referir e frisar o esforço que é feito por eles e pelas famílias para participar, principalmente nos tempos que correm.

Sensei Tatiana Petrovick explicando exrcicio de deslocação
Mais uma vez a Sensei Tatiana Petrovic. que foi Bicampeã Mundial de Karate, deslocou-se da republica da Servia para estar presente neste seminário em Portugal demonstrando o seu apoio e colaboração com a Wado Bushikai.

Estiveram também presentes instrutores vindos da Alemanha e da Suécia que se deslocaram a Portugal para participar no seminário a convite da Wado Bushikai. A todos eles os nossos agradecimentos pois a sua participação prestigia Portugal e a Wado Bushikai.

O Seminário decorreu debaixo de um “agradável” frio polar. :-) Mas isso não impediu contudo a animação e alegria dos treinos. Mesmo com os dedos gelados todos se empenharam e tentaram ao máximo absorver os conceitos técnicos que foram transmitidos pelo Sensei Nash. Para alem do treino de kihon, este seminário incidiu sobre a Pinan Sandan e Yodan e à explicação de vários pormenores. Também a Naihanshi foi abordada e desenvolvido o seu entendimento e propósito como kata fundamental para desenvolvimento corporal e alinhamento da estrutura do praticante. No final talvez tenha ficado um pouco mais claro a razão pela qual normalmente é dada tanta importância a este kata.

Ficamos na expectativa do Seminario do próximo ano bem como de alguns projectos e colaboração futuras com outros países para o desenvolvimento do karate wado.

Obrigado Sensei.


E obrigado a todos os participantes pois sem eles não existiria estagio.


Foto de Grupo dos participantes do seminário


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Seminario tecnico internacional com Sensei Wataru Shibata

Bem dentro de uma semana estaremos a iniciar o nosso estágio. Vai ser sem duvida muito bom rever o Sensei Nash.
http://www.bushikai.eu/seminario_internacional_wado_2010.html

Esperamos poder contar com o apio de todos.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

S. Martinho

Parece-me adequado neste dia que refira esta personagem histórica.
Penso que personifica um pouco o que é a nossa ideia de um guerreiro, ou que sirva de inspiração para todos nos tornar-mos melhores guerreiros. Não basta lutar. É preciso ter um bom coração para que a lute signifique alguma coisa.

S. Martinho
A Lenda:
"
Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.

Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento… as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.
É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.

"
A espada pode servir para mais do que apenas ferir, pode ajudar, pode salvar, poder servir os mais fracos.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Evento Festland em Benavente

No passado dia 31 de Outubro em Benavente o Karate Wado voltou a estar presente no evento Festand a convite do grupo de Andebol da Associação Desportiva e Cultural de Benavente.


O Festand é um evento que já vem sendo organizado há alguns anos pelo grupo de Andebol da Associação Desportiva e Cultural de Benavente procurando fomentar a prática desportiva entre as camadas mais jovens, promovendo simultaneamente não só o Andebol, assim como outras modalidades que estiverem presentes.

Artur & Castanheiro & Alexandre preparam praticantes de Andebol para combate de Karate.
Por a Bushikai também acreditar na importância que têm a actividade física na formação do indivíduo enquanto criança foi como enorme prazer que acedeu a participar no Festand, agradecendo o convite feito pela organização deste evento.


Artigo por Sempai Carlos Valdemar Silva coordenador da actividade.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

DEMONSTRAÇÃO DA BUSHIKAI

Demonstração de Artes Marciais no Parque central da Amadora
Inserida na iniciativa de colaboração entre a Associação Académica da Amadora e a Junta de Freguesia da Reboleira a secção de Karate da A.A.A. foi a escolhida para representar ambas na mostra de actividades do concelho no Parque central da Amadora no passado dia 25/09/2010.
Os membros da Wado Bushikai realizaram uma pequena demonstração de Karate Wado-Ryu com apresentação de Katas e técnicas de combate.

Os elementos mais novos foram amplamente aplaudidos pela pequena multidão que se reuniu para assistir a esta demonstração de artes marciais numa tarde soalheira de Sábado.

Os membros seniores da Bushikai fizeram também uma apresentação de Nihon Bujutsu, artes marciais japonesas, demonstrando técnicas de combate corpo a corpo, de defesa pessoal, e também com armas. Foram apresentados Tantodori (defesa contra alguém armado com faca, Daitodori, defesa contra alguém armado com espada, e também de Kenjutsu, iaido e kumiiai.
Aos que assistiram o nosso obrigado e esperamos poder ver-vos em breve a iniciar a prática de artes Marciais na Académica da Amadora.