terça-feira, 31 de agosto de 2010

Antes de Partir

Os tempos antes da partida para o Japão foram conturbados. Treinar afincadamente. Quer o aspecto competitivo da coisa, como, e em especial, os exames a realizar.
Mas não foi facil. O grupo tinha varias dificuldades. O Duarte estava no seu ultimo ano de secundario, com tudo o que dai advem. Notas, candidaturas à universidade, etc. Os outro com bastante trabalho e ao mesmo tempo a tentarem encontrar forma de financiar este empreendimeto.

Para alem de tudo isto, todos com varios problemas de "funcionalidade".
Artur com um dedo com uma grave luxação, que requeria 3 seções de fisioterapia por semana. ( Muito tem de agradecer ao gabinete de Fisioterapia da A.A.A. que se revelou de extrema competencia e profissionalismo e sem o qual a recuperação teria sido, sem duvida, catastrofica.)
Marco tambem com problemas musculo esqueleticos no cotovelo e microfractura no pulso.
Duate com dedo do pé com fibrose, e luxação em 2 dedos de uma mão. Todos os membros da Wado Bushikai que se deslocariam ao Japão se encontravam com serios problemas fisicos e diminuidos na sua condição.

Ou seja, o grupo da Wado Bushikai, iria participar e partir para esta empresa, já à partida bastante debilitada e sem duvida, não nas melhores condições.
Mas a preparação prosseguiu e uma vez comprometidos com o que irião fazer, de costas ou de barriga, seria feito. Desistir não é uma opção.

As passagens aereas já tinham sido compradas. Uma poupança de cerca de 500Euros em relação ao valor corrente das passagens mas com inconviniente de mais tempo de deslocação e maior fadiga. Tudo coisas a ajudar.
Estavam reunidas as condições para um autentico desastre.
O plano era voar Lisboa-helsinkia na Finlandia, dai para Istambul e de Istambul para Osaka. Este plano de voos consumiria 2 dias. Sairiamos no sabado e chegariamos a Osaka na segunda.
Depois ainda teriamos de apanhar um Comboio que nos levasse a Kyoto ainda no mesmo dia, pelo que apenas bastante tarde na segunda chegarião a descansar em algo que se parecesse com um quarto e uma cama. Completa vida de Guerreiro. Sempre dificil, sem facilidades.

Estariamos 3 dias em Kyoto. Seguiriamos de comboio para Nagoya, onde reuniriamos com os restantes membros da comitiva da Wado-Kai Portugal e onde seriam os campeonatos. Na sexta teriam de estar presentes no meeting geral da Wado-Kai e fazer os campeonatos no fim-de-semana e exames na segunda.

Um plano, magicado ao pormenor, com um aproveitamento maximo de tempo e dinheiro.
Fazer render o esforço ao seu maximo.

E foi nestas condições que os 3, (Marco, Duarte e Artur) se prepararam para partir.
Reunimos no aeroporto da portela ao final da tarde de Sabado dia 07/08/2010 para iniciar a aventura e a demanda.

Na bagagem a esperança e a vontade (e tambem alguma roupa. LOL) de fazer algo até agora nunca feito por ninguem na Wado em Portugal.(pelo menos tanto quanto é do nosso conhecimento.) A aspiração de obter respeito e gloria. O sonho de ver e sentir o Japão, a terra dos sonhos dos artistas marciais. De sentir o ambiente, o seu calor, de estar onde poucos estiveram, e de uma forma que poucos tenham estado. De nos emergirmos nessa cultura sonhada e mistificada, da qual até agora apenas tinhamos ouvido falar.

E voltar.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Japão 2010

Iremos publicar aqui uma reportagem sobre a Viagem ao Japão para participar nos Campeonatos do mundo da Wado-Kai.
Para alem disso os membros da comitiva da Wado Bushikai que se deslocaram ao Japão foram tambem realizar os seus exames de Dan.
Um verdadeiro desafio, partir à aventura, sem rede, sem proteção para uma batalha memoravél. Afinal não é todos os dias que 3 portugueses se apresentam perante o comite tecnico maximo da JKF wado-Kai para mostrarem o que valem.